Falta de iluminação coloca vida de pessoas em risco(Veja Vídeo)
Localizadas em pontos diferentes do município de Araçatuba, as ruas Custódio Soares de Castro, no bairro Morada dos Nobres, e Aguapeí apresentam problemas comuns de infraestrutura: a falta de iluminação pública.
No bairro Morada dos Nobres, o problema pode ser verificado logo no início da rua, onde existem postes de iluminação apenas de um dos lados da via, o que dificulta o trânsito à medida que anoitece, se estendendo pela madrugada.
A mesma situação é constatada na Avenida Juscelino Kubitschek, que cruza a via. Luzes, por ali, apenas as que vêm das casas e dos farois dos veículos que transitam no local.
A poucos metros do cruzamento, está instalada a Unidade Básica de Saúde "Jeci Vilella Reis", que também padece com a precariedade da iluminação. Vizinhos e pessoas que passam por ali contam apenas com a luminosidade extra que vem de uma padaria instalada em frente à unidade para se sentir mais seguros.
Uma medida paliativa tendo em vista que o estabelecimento fecha suas portas no início da noite em razão da falta de segurança propiciada pela falta de iluminação eficiente.
Para o dono da padaria, Donizete Marques, o tormento gerado pela escuridão desperta o medo e a desconfiança das pessoas que passam em frente ao seu estabelecimento. "Se houvesse luz adequada, poderia ter a padaria funcionando até mais tarde; caso contrário, fica impossível", afirma.
A manicure Marilza Menani Lopes, que mora em frente à unidade de saúde, afirma que muitas pessoas preferem esperar na porta de casa os filhos e outros familiares que chegam altas horas da noite vindos de escolas e do trabalho.
"Se não bastasse o medo e a intranquilidade, a falta de iluminação também traz constrangimento para as famílias, em especial as que moram em frente à unidade de saúde. Diariamente, várias pessoas são vistas no local tendo relações sexuais. No dia seguinte, inúmeros preservativos podem ser vistos nas calçadas", afirma.
CONTRASTE -
Longe dali, o contraste da qualidade de iluminação fica evidente em frente a um condomínio de luxo localizado na rua Aguapeí. Até a entrada do conjunto de casas, as lâmpadas clareiam o tráfego com qualidade.
Alguns metros depois, a situação piora: a iminência de acidentes aumenta à medida que se aproxima da vicinal José Cazerta, que dá acesso a indústrias e propriedades rurais.
Sem postes de iluminação em um dos trechos, transitar na via, à noite e de madrugada, para milhares de trabalhadores e proprietários rurais é arriscar-se constantemente.
Preocupada com a situação dos pontos de iluminação, a vereadora Tieza (PSDB) apresentou indicações ao Executivo pedindo soluções para o problema.