Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
07/03/2013
Em requerimento, Tieza cobra medidas de acessibilidade no município

A vereadora Tieza (PSDB) quer exigir do Poder Público medidas que garantam maior acessibilidade aos cadeirantes do município. Segundo a parlamentar, faltam investimentos e obras para assegurar melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. Um requerimento de informações sobre o tema está em tramitação no Departamento Legislativo da Câmara e deve ser votado nas próximas sessões ordinárias.

Nesta semana, a parlamentar verificou as condições de acessibilidade na zona leste da cidade. Ao percorrer a avenida Odorindo Perenha, no bairro Umuarama, a vereadora constatou que é quase nula a existência de rampas de acesso nas calçadas.
 
No cruzamento das avenidas Odorindo e Umuarama, há dois pontos com rebaixamento, mas a presença de entulho impede a passagem dos cadeirantes pelo trecho. "Eu tenho bastante dificuldade e as condições de acessibilidade nas ruas são praticamente zero. As poucas rampas existentes são inadequadas", conta o cadeirante Victor Fernando Fachini.

Em um dos lados da avenida Odorindo Perenha que ainda não possui pavimentação, as dificuldades são ainda maiores. "Do outro lado da avenida não há rampas e somos obrigados a dividir o mesmo espaço com muitos carros. O acesso para entrar no comércio é adaptado, mas chegar até esses locais, passando pelas calçadas e canteiro central, é difícil. Cada um constrói de uma forma e não há fiscalização", lamenta Frantieli Aparecido Araújo.

Preocupada com a situação, a vereadora Tieza apresentou um requerimento de informações oficiais com questionamentos a respeito das responsabilidades em garantir a acessibilidade no município.

"O poder público tem a responsabilidade de garantir esse direito e fiscalizar se as normas estão sendo cumpridas. É fundamental a existência das rampas de acesso nas esquinas e que tudo esteja de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Há muitos cadeirantes nessa região da zona leste, nós vamos fazer um estudo e encaminhar à prefeitura", disse a vereadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior