Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
31/03/2009 22:52:28
Depósito de entulho preocupa vereador

Por solicitação dos moradores das chácaras-arco-íris, o vereador Aparecido Saraiva (PMDB) visitou o bairro e constatou inúmeras irregularidades em área onde funciona um grande  depósito de entulho. Segundo o advogado, Luiz Carlos Ficoto, que mora próximo ao local há 25 anos, o problema se arrasta desde a década de 90 e tem se agravado nos últimos tempos com  o depósito crescente de sujeira  na área.

Andando pelo local, é fácil encontrar toda a espécie de lixo como pedaços de móveis usados e restos de  animais mortos. O mau cheiro é intenso. Em toda parte há  plásticos, vidros e  pneus e o pior é  que esses materiais  acabam acumulando água e servem  de criadouro para a proliferação de vetores de doenças  como o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. "O que adianta os fiscais da vigilância sanitária visitarem  as casas e cobrar dos munícipes a limpeza dos quintais, quando um lugar como este está abandonado", reclamou o vereador Cido Saraiva.

No local também existe um extenso buraco com profundidade de, aproximadamente,  15 metros  de onde se retira terra para ser  utilizada em obras diversas na cidade. Vários veículos, particulares e da prefeitura trabalham na área, uns tiram a terra, outros jogam entulho para cobrir a cavidade. O problema é que o  material depositado contem lixo doméstico misturado e  a preocupação do vereador é que  por meio desse procedimento  o solo seja  contaminado  e,  por conseqüência, os reservatórios naturais  de  água potável subterrâneos.  

Cido Saraiva vai apresentar requerimento questionando a prefeitura sobre a situação.  "Essa área não deveria ser usada nem como depósito de entulho, quanto mais para lixo a céu aberto", explicou. Ainda durante a visita, o vereador constatou também que muito material depositado no local poderia ser reaproveitado imediatamente assim que fosse retirado das obras. "Vimos aqui um caminhão depositando entulho e outro já pegando o mesmo material e levando para outro lugar". Ele acredita que a prefeitura deveria instalar uma central ou um disque entulho para direcionar o material  para os lugares onde fosse  necessário, evitando desperdício de tempo e dinheiro.  

Fonte: Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: