Cooperhidro apresenta projeto Agenda 21 em evento na Câmara(Veja Vídeo)
O desenvolvimento sustentável será discutido e viabilizado por oito municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, durante 26 semanas. Esse é o período que as cidades de Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Brejo Alegre, Coroados, Rubiácea e Santo Antônio do Aracanguá possuem para implantar o projeto Agenda 21. O plano de trabalho foi apresentado pela Cooperhidro (Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba) em evento realizado ontem (30/07), no plenário da Câmara Municipal de Araçatuba.
A Agenda 21 é uma ferramenta de planejamento participativo de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o poder público na discussão e na busca de soluções para os problemas existentes em cada localidade. "A Agenda 21 é um compromisso em prol da sustentabilidade, firmado na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO 92, com o objetivo de melhorar e resguardar a qualidade de vida das gerações futuras", explicou o presidente da Cooperhidro, Carlos Antônio Farias de Souza.
É a Cooperativa quem supervisionará a execução da Agenda 21 nos oito municípios da região. A iniciativa, já existente em várias cidades brasileiras, porém inédita na região oeste do Estado de São Paulo, será financiada com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). "O projeto Agenda 21 vem agregar e orientar o desenvolvimento de outras ações, além daquelas que já realizamos em nossa cidade, como o projeto Município Verde, que consiste no reflorestamento de APPs (Áreas de Preservação Permanente)", declarou o prefeito de Rubiácea, Wilson de Novais (PSDB).
Os prefeitos dos municípios contemplados participaram do lançamento do projeto, que contou ainda com a presença de representantes do CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê), da Polícia Militar Ambiental, da Prefeitura de Araçatuba e do diretor regional do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo Antonio. Ele enfatizou a importância dos comitês, que já somam 165 em todo o País. "São órgãos deliberativos que desenvolvem um grande número de ações para a preservação dos recursos hídricos", disse.
Durante as 26 semanas em que se dará a implantação do projeto Agenda 21 nos oito municípios da região, serão formados um grupo regional para acompanhar os trabalhos e grupos municipais que, junto com a população, farão um diagnóstico de seu respectivo município para a elaboração de planos de ações específicos. As atividades foram divididas em oito etapas.
Os prefeitos de Guararapes, Guaraçaí e Valparaíso, também presentes no evento, aproveitaram o momento para reivindicar a construção da Agenda 21 em suas cidades, no próximo ano. "A nossa intenção é expandir o projeto para os 42 municípios do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê", anunciou o presidente da Cooperhidro.