Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
15/04/2009 07:38:46
Conselhos de escolas se reúnem na Câmara Municipal (Veja Vídeo)

O Conselho Municipal de Educação promoveu ontem (14), à noite, na Câmara Municipal, o primeiro encontro de conselhos de escolas estaduais e municipais de Araçatuba.


Pais, professores, educadores e gestores da educação se reuniram para debater a importância dos conselhos como órgãos que atuam, articuladamente com o núcleo de direção, no processo de gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola. A vereadora Durvalina Garcia (PT) e a secretária municipal de Educação, Marta Dourado, participaram do evento.


"Este primeiro encontro serve como pontapé inicial para fortalecermos a atuação dos conselhos de escolas, estimulando-os a realizarem reuniões freqüentes a fim de detectar problemas e apontar soluções para o bem-estar da comunidade escolar", explicou o presidente do Conselho de Educação, Blay Soares.


O diretor estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), professor Juvenal de Aguiar Penteado Neto, ministrou uma palestra com o tema "A importância e o papel dos conselhos de escola".


"A apresentação tem como objetivo propor a construção de um modelo democrático para os conselhos escolares, desde sua constituição até a execução de atividades por este órgão. Para isso, é importante que pais, alunos unam forças com a direção e funcionários destas unidades de ensino para promover o bem-estar da comunidade escolar", afirmou o dirigente do sindicato.


A vereadora Durvalina Garcia elogiou a iniciativa do encontro dos conselheiros e destacou a importância do colegiado na gestão compartilhada das atividades escolares. "A atuação dos conselhos representa o pensamento coletivo, participativo da sociedade organizada, representada por pais, alunos, diretores, professores e educadores para o bom funcionamento da educação", completou.

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: