Comissão quer viabilizar aumento de gratificação para motoristas
Uma comissão especial de três vereadores foi constituída durante a 34ª sessão ordinária do ano para tentar viabilizar o aumento de 20% para 40% da gratificação paga a motoristas da Prefeitura de Araçatuba que transportam alunos e pessoas em tratamento de saúde. O trabalho se dará em parceria com o Executivo.
A composição dos vereadores tem como base um projeto de resolução dos vereadores Edval Antônio dos Santos (PP), Olair Bosco (PP) e Cido Saraiva (PMDB).
Representantes da categoria estiveram na sede do Legislativo para acompanhar a votação.
De acordo com o projeto, a comissão terá o prazo de até cento e vinte dias, contados da data da nomeação de seus integrantes, excetuando-se o período de recesso parlamentar, para concluir seus trabalhos e apresentar relatório ao plenário.
De acordo com o vereador e co-autor do projeto Edval dos Santos, esses profissionais exercem um trabalho que pode ser considerado de natureza especial.
"Na área da saúde, por exemplo, existem aquelas que levam pacientes aos mais diferentes centros do Estado de São Paulo e na educação aqueles que transportam alunos da zona rural, havendo, muitas vezes a necessidade do deslocamento e de viagens até mesmo no período noturno", explicou.
Segundo ele, para exercerem esse trabalho especial, os motoristas designados recebem gratificação de apenas 20%, aplicada em seus vencimentos, percentual considerado baixo devido à grande responsabilidade exigida pelo desempenho da atividade.
"Muitos deles intermedeiam conflitos entre os alunos dentro dos ônibus e se dispõem a ficar com essas crianças à espera da chegada dos pais ou responsáveis em frente às propriedades rurais", revelou.