Comissão que estudou melhorias para a Guarda Municipal apresenta relatório final
A comissão especial criada em março deste ano, com o objetivo de receber as reivindicações dos servidores da Secretaria de Segurança do município e de sugerir melhorias nas condições de trabalho e remuneração da Guarda Municipal, apresentou relatório final das atividades durante a 41ª sessão ordinária do ano. A comissão foi composta pelos vereadores Cido Saraiva (PMDB), Dr. Nava (PSC) e Joaquim da Santa Casa (PDT).
Depois de realizar várias reuniões com os servidores, os parlamentares elaboraram algumas propostas que agora serão encaminhadas ao prefeito Cido Sério (PT). Entre elas, a remuneração de dois padrões em seus vencimentos perdidos em administrações passadas e a diminuição para 20 anos na promoção por tempo de serviço, que atualmente é de 35 anos.
A comissão aponta ainda a necessidade de promoção imediata dos guardas municipais mais antigos para incorporação em seus salários antes de suas aposentadorias. A criação de um sistema de "pedágio" em que o guarda não perderia sua licença-prêmio, caso tenha mais faltas que o permitido em lei, também consta no relatório.
"Estamos pedindo ainda aumento de 50% para 100% no Regime Especial de Trabalho Policial, além de melhorias na frota e nos equipamentos", informou Dr. Nava. Ele fez questão de explicar que a comissão se esforçou em apontar soluções para a Guarda Municipal, mas que a implantação delas não depende da Câmara Municipal. "O Executivo é quem tem o poder de acatar ou não essas reivindicações", disse ele, justificando que o vereador, apesar de ser bastante cobrado, tem poder limitado.
Cido Saraiva destacou a importância da melhoria nas viaturas, equipamentos e salários. "É muito difícil para um guarda municipal manter sua família com o salário que ganha hoje. Já passou da hora da categoria receber uma melhoria salarial. Além disso, esses profissionais trabalham diariamente em situação de risco, com veículos e equipamentos sucateados", apontou.
Para o parlamentar Profº Cláudio (PMN), o que falta é um Plano de Carreira para todo o funcionalismo municipal. Ele citou várias comissões que já foram montadas pelo Legislativo na tentativa de melhorar os salários de algumas categorias. "Precisamos fazer justiça com todo o funcionalismo público e esperamos que o prefeito mande esse plano de carreira para a Câmara no próximo ano", finalizou.