Comissão discute com engenheiros ampliação do aterro sanitário
A comissão especial de vereadores criada para realizar estudos sobre o aterro sanitário municipal voltou a se reunir, na sala de imprensa da Câmara, na manhã desta terça-feira (22/11). Presidente e membro do grupo, respectivamente, as vereadoras Edna Flor (PPS) e Tieza (PSDB) receberam o engenheiro civil Ernesto Tadeu Consoni e a engenheira ambiental Zeide Nogueira Furtado para a análise de documentos.
Ofícios enviados à comissão pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e Comar (Comando Aéreo Regional) apontam a possibilidade de ampliação do aterro sanitário, desde que cumpridas algumas exigências. Entre elas, está a realização de um estudo sobre os eventuais riscos às operações aéreas para a avaliação do nível de risco do empreendimento.
“Reunimos os dois técnicos para obter informações e esclarecimentos sobre as exigências que os órgãos técnicos estão fazendo”, explicou a vereadora Edna Flor.
Situado no km 2,66 da estrada municipal ART-450, no bairro Cafezópolis, o aterro sanitário de Araçatuba está a pouco mais de seis quilômetros de distância do Aeroporto Estadual Dario Guarita. A vida útil do espaço, que tem capacidade para receber 180 toneladas de resíduos por dia, termina em março de 2017.
“Entendemos que a ampliação do aterro naquele mesmo local gerará menos impactos negativos ao meio ambiente por se tratar de uma área já impactada. Como há o precedente de Paulínia, onde o aterro foi autorizado numa distância até menor que a nossa em relação ao aeroporto, estamos confiantes que este estudo aviário poderá acarretar a aprovação da ampliação do aterro”, anunciou Edna.
A comissão especial sobre o aterro sanitário foi instituída em maio deste ano pela Resolução nº 1.961. Esta foi a quinta reunião do grupo, que deve concluir os trabalhos e apresentar relatório final ao plenário até o dia 12 de dezembro.