Comerciantes reclamam de mudanças no trânsito da Marcílio Dias(Veja Vídeo)
As mudanças no trânsito da rua Marcílio Dias, um dos maiores corredores comerciais de Araçatuba, não agradaram comerciantes da região. Insatisfeitos, eles procuraram o vereador Arlindo Araújo (PPS), solicitando a sua colaboração. Ciente das reclamações, o parlamentar encaminhará requerimento de informações oficiais à Prefeitura, questionando se as medidas implantadas na via de grande movimento são definitivas ou provisórias.
No início do mês de fevereiro, o Demtra (Departamento Municipal de Trânsito) proibiu a circulação de ônibus e caminhões das 9h às 18h e o estacionamento de veículos no lado direito da via, sentido centro/bairro. A exceção restringe-se a paradas para carga e descarga. As alterações, conforme os proprietários dos estabelecimentos, reduziram o movimento de clientes em até 30%.
"Nossos fregueses não encontram mais lugar para estacionar. Decidem voltar outra hora, ou nem voltar. Eu gostaria que tudo voltasse a ser como antes", pede Marla Fernanda Panuchi Feiteira Rosa, que há 42 anos mantém uma vidraçaria na rua Marcílio Dias. "O movimento por aqui simplesmente acabou", resume o proprietário de uma loja de materiais de construção, André José.
Enquanto para uns a proibição de estacionamento em um dos lados da via acarretou prejuízos financeiros, para outros trouxe transtornos. Cones coloridos foram a saída encontrada pelo borracheiro Leandro Fernandes Coelho para garantir vaga livre em frente ao seu estabelecimento, localizado do lado em que é permitido parar. "Não tem outro jeito. Se não for assim, não tenho como trabalhar", alega.
Para melhorar as condições de tráfego e reduzir o número de acidentes de trânsito registrados no local, os comerciantes apresentam outras sugestões. "O comércio precisa das duas mãos de direção. Por isso, sugiro que se permita apenas o tráfego de automóveis na Marcílio Dias, jogando os ônibus coletivos e os caminhões para as ruas paralelas", diz Flávio Narciso, dono de uma loja de parafusos e ferramentas. "A Marcílio Dias não tem problemas. É a população que precisa se educar no trânsito", completa o comerciante e morador Jason Belarmino da Silva.
Sem fiscalização, as proibições já em vigor são desrespeitadas. Ônibus e caminhões trafegam livremente pela Marcílio Dias, em qualquer horário. Sem lugar para estacionar, motoristas insistem em parar na faixa amarela.
Em breve, outras mudanças serão implantadas. No cruzamento com a praça da Independência, funcionará um semáforo de três tempos. O trecho registra intenso tráfego de veículos e pedestres devido, principalmente, à presença de agências bancárias nas proximidades. "Vamos ver se isso vai resolver", diz Marla Panuchi.
Para o vereador Arlindo Araújo, as alterações no trânsito da rua Marcílio Dias são inevitáveis. "Afinal, a cidade cresceu e vai continuar crescendo. Mas as mudanças não podem ser impostas, trazendo problemas para comerciantes e motoristas. Todos devem ser ouvidos", acredita o parlamentar.
O vereador Cido Saraiva (PMDB) também foi procurado por comerciantes da região para intermediar uma solução para o problema. "Vamos levar as reclamações e sugestões dos comerciantes ao prefeito Cido Sério (PT) e esperar providências".