A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba reuniu nesta quarta-feira, dia 18, às 9h, na praça Rui Barbosa, descendentes de japoneses, autoridades, estudantes e atiradores do Tiro de Guerra (TG), para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. No próximo dia 25, a Câmara Municipal entrega a comenda comemorativa ao centenário, em sessão solene que será realizada na sede da associação. " /> A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba reuniu nesta quarta-feira, dia 18, às 9h, na praça Rui Barbosa, descendentes de japoneses, autoridades, estudantes e atiradores do Tiro de Guerra (TG), para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. No próximo dia 25, a Câmara Municipal entrega a comenda comemorativa ao centenário, em sessão solene que será realizada na sede da associação. "/>
Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
18/06/2008
Cem anos da imigração japonesa é comemorado na Rui Barbosa

A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba reuniu nesta quarta-feira, dia 18, às 9h, na praça Rui Barbosa, descendentes de japoneses, autoridades, estudantes e atiradores do Tiro de Guerra (TG), para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil.

Foi no dia 18 de junho de 1908 que 781 imigrantes japoneses desembarcaram do naviou Kasato Maru, no Porto de Santos. Eles vieram em busca de trabalho, de uma vida melhor e com o objetivo de voltar ao seu país de origem em dois anos. Um século se passou e os descendentes muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento socio-econômico brasileiro.

Na abertura da solenidade os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos imigrantes falecidos e cantaram a música da partida, a mesma que foi executada quando eles saíram do Japão a caminho do Brasil.

Várias apresentações artísticas, entre elas o taiko e a dança de um grupo de senhoras japonesas, marcaram a manhã na praça. O presidente da Associação Nipo de Araçatuba, Takashi Kato, lembrou dos inúmeros obstáculos que seus antepassados enfrentaram ao chegar no Brasil. "Mas com perseverança eles foram sendo superados. Isso sem falar que essa terra, além de nos possibilitar uma vida melhor, nos acolheu como filhos", disse.

O vereador Nilo Ikeda, representante da colônia japonesa na Câmara Municipal, destacou que ao deixar o seu próprio país em um momento de tantas dificuldades, os japoneses também souberam abrir suas portas. "A cultura japonesa é muito difundida pelo povo brasileiro através das artes, dança, esporte e mesmo na agricultura", afirma.

O presidente da Câmara, Antônio Edwaldo Dunga Costa, também esteve presente no evento. Ele lembrou que no próximo dia 25, às 20h, na sede da Associação Nipo-Brasileira, a Câmara realiza sessão solene para a entrega da comenda comemorativa ao centenário. "Toda a comunidade está convidada a participar do evento que vai homenagear essa gente que tanto contribuiu para o desenvolvimento e o progresso do Brasil", finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Paula Todesco
Compartilhe:
<< Página Anterior