Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
10/10/2013
Carlinhos do 3ºDP alerta sobre cerol e armas de brinquedo

O vereador Carlos Roberto Santana (PDT), o Carlinhos do 3º DP, esteve no Pequeno Expediente da última sessão da Câmara de Araçatuba, realizada dia 7 de outubro. O espaço é reservado aos vereadores para o debate de temas variados, de livre escolha de cada parlamentar. Sabendo da importância do mês da criança [12 de outubro comemora-se o Dia das Crianças], Carlinhos abordou os temas pipas com cerol e comercialização de armas de brinquedo.

"O número de acidentes com cerol nas linhas de pipa aumentou drasticamente no país, chegando, até, a fazer vítima fatal. Não são somente os motociclistas as vítimas, e sim todas as pessoas, já que a linha passa a ser cortante com o cerol. São danos incalculáveis", falou Carlinhos, que protocolou na Câmara um projeto de lei sugerindo alteração na Lei Municipal 6.726, de março de 2006, lei que proíbe a comercialização e a utilização do cerol no município.

"O projeto de lei que trata sobre o assunto é de autoria do ex-vereador Mário Mardegan. Trata-se de um importante tema, que agora buscamos melhorar e aumentar o poder de fiscalização", explicou o vereador. O projeto de autoria de Carlinhos do 3º DP foi protocolado dia 9 de maio de 2013. A propositura, de número 85/2013, prevê nova redação ao artigo 1º da lei municipal.

Desarmamento infantil - Segundo Carlinhos, várias cidades do Brasil contam com leis que proíbem o comércio de armas de brinquedos. O vereador exibiu um vídeo sobre a lei de Londrina, no Paraná, onde a venda passou a ser proibida desde 2003. "Em 2011 a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que proíbe a comercialização de armas de brinquedos no Estado", lembrou Carlinhos.

"Arma não é brinquedo. As réplicas são idênticas as armas de fogo. É vivível o aumento de roubos com esse tipo de arma. Estou elaborando um projeto de lei para aumentarmos a fiscalização em Araçatuba", frisou.

Em 2004, Carlinhos do 3º DP iniciou em Araçatuba a Campanha do Desarmamento Infantil, que é feita em parceria com a Polícia Civil. "Não se justifica a criação de brinquedos que imitam armas de fogo. Esse brinquedos não podem estar nas mãos das crianças. É uma cultura de paz que temos que implantar desde cedo nas crianças. Esses objetos favorecem o meliante a praticar o delito".

Para o vereador, dar uma arma de brinquedo para uma criança, mesmo sendo uma arma de atirar água, já é prejudicial. "A criança irá conhecer o gatilho, a mira e apontar para um alvo vivo. Essa lição não podemos ensinar. Temos que ensinar que a arma só traz perdas e prejuízos. O menor não pode sentir que com uma arma de brinquedo é motivo de favorecimento e objeto de intimidação", salientou.

20 de outubro - Em comemoração ao mês das crianças, a Polícia Civil de Araçatuba irá realizar, na avenida Jorge Mellem Rezek (continuação da Marcílio Dias), seu Festival Infantil. Vários brinquedos serão montados no espaço onde funcionava a Feira do Automóvel.

"Teremos shows, praça de alimentação, atividades lúdicas e várias apresentações voltadas ao público infantil", disse Carlinhos, lembrando que os participantes podem doar brinquedos que serão destinados para as crianças de famílias de baixa renda. "É uma Campanha da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que visa atender as crianças mais carentes", frisou o parlamentar.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto//Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior