Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
29/07/2009 11:09:29
Câmara participa do 11º Fórum de Desenvolvimento Social(Veja Vídeo)

A presidente da Câmara de Araçatuba, vereadora Edna Flor (PPS), participou, na noite de ontem, 28/7, da abertura da 11ª edição do Fórum de Desenvolvimento Social, ocorrido no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Os debates seguirão até a próxima sexta-feira, com palestras a partir das 19h. Ontem, o promotor da Infância e Juventude, Lindson Gimenes de Almeida, ministrou a palestra sobre o tema "ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e Garantismo (acesso fácil e rápido à Justiça)".


Representantes dos Conselhos Tutelares, da Justiça, pastorais e da comunidade em geral, inclusive da região, acompanharam os debates. A mesa de abertura do evento foi composta por: Sérgio Raposo Calixto, presidente do Conselho Tutelar; Edna Flor; Cidinha Lacerda, secretária de Ação Social; Maria Zilma Correa Dornelas, presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e Lindson de Almeida, palestrante. O objetivo do Fórum é trocar experiências e debater as políticas públicas direcionadas ao público infanto-juvenil.

Após a intervenção de cada autoridade para apontar as metas do fórum, os participantes assistiram a várias apresentações musicais de um grupo de 13 crianças da Igreja Evangélica Brasil para Cristo, do bairro Água Branca. De acordo com o palestrante Lindson de Almeida, o objetivo é debater os 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e as garantias e políticas de atendimento para o segmento. "Há acenos positivos da Câmara e da Secretaria de Esporte e Recreação com a valorização de práticas de esportes em bairros periféricos da cidade", disse minutos antes de iniciar a palestra. "O Plano Plurianual foi um grande avanço por congregar essas necessidades e estamos caminhando para implementar essas melhorias", completou.

Maria Zilma Dornelas ressaltou a oportunidade da reunião com membros da sociedade civil e governamental. Ela observou, porém, que há muito a ser feito em prol das crianças, apesar dos 19 anos do ECA. "O Estatuto é um modelo para o mundo, mas ainda não saiu do papel. Um dos desafios em nosso município é colocar em funcionamento um centro de atendimento aos dependentes de drogas, que está no plano de ação para os próximos quatro anos", disse.


Para a representante da Câmara, o fórum é fundamental pela atualidade dos temas abordados. "Além de parcerias, o Poder Legislativo tem a tarefa de traduzir em lei tudo o que é necessário para as crianças e adolescentes", afirmou Edna Flor. Durante os encontros, também serão debatidos o toque de recolher, implantado em cidades da região como Fernandópolis e Ilha Solteira. O Fórum de Desenvolvimento Social é realizado pela Rede Social de Araçatuba e Comdica e tem o apoio do Senac e da Secretaria de Ação Social do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/Foto: TV Câmara
Compartilhe: