Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
13/07/2009 13:11:21
Câmara de Araçatuba oferece curso de Libras para servidores


Servidores da Câmara Municipal de Araçatuba iniciaram nesta segunda-feira, 13/07, um curso de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais. Com 30 horas de duração, o curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h30, até o próximo dia 28 deste mês, última semana do recesso parlamentar.  Ele está sendo ministrado pelas professoras Laudinete da Silva Néry e Ana Maria Panho Nascimento, e conta com a participação das instrutoras Érica Eva e Thaysa Lima.


A presidente da Casa, vereadora Edna Flor (PPS) e o diretor-geral, Édison Eduardo Gomes, participaram do lançamento. Segundo ela, a necessidade da realização do curso é para capacitar o servidor no atendimento mais humano às pessoas portadoras de deficiências auditivas. Além disso, a Câmara está se preparando para implantar, no próximo semestre, a Linguagem de Sinais durante as sessões legislativas, com transmissão inclusive pela TV Câmara.


 Edna Flor adianta que a transmissão das sessões será feita de forma gradativa. "Nessa etapa de adaptação vamos transmitir apenas a apresentação das fases da sessão, com a leitura de projetos e requerimentos", explica ela, ressaltando que a meta é fazer a transmissão de toda a sessão no sistema de Libras até o final do ano, como forma de respeitar o direito dos surdos no acesso ao conteúdo das sessões.


 Para a presidente, a tradução das sessões ordinárias dará oportunidade para que o deficiente auditivo se integre aos problemas da cidade e fique sabendo o que os vereadores estão discutindo e votando em plenário. "A inclusão social deve ser exercida em todos os segmentos da sociedade, na escola, no trabalho, na família e na política também", explica.  


 Outras medidas para também atender a Lei de Acessibilidade nº 5296 estão sendo tomadas pela presidente do Legislativo. Ela já contratou um arquiteto para estudar qual o melhor local dentro do prédio da Câmara para fazer a instalação de um elevador ou plataforma para pessoas com deficiências físicas. "Queremos assegurar a essas pessoas a integração e o pleno exercício de sua cidadania", ressalta.


 Um telefone público para surdos já foi instalado na entrada da Câmara. Próprio para se comunicar por meio de mensagens escritas, o aparelho é ligado a uma linha pública, sendo uma nova tecnologia que facilita muito a comunicação dos deficientes auditivos. Em alguns pontos da Câmara será instalado o piso tátil, que também consiste numa opção de acessibilidade. Esse tipo de piso tem como serventia auxiliar a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças e até idosos. 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Paula Todesco/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior