01/10/2014
Câmara aprova três requerimentos na 31ª sessão

Durante o Grande Expediente da 31ª sessão ordinária, realizada segunda-feira (29/9), a Câmara de Vereadores de Araçatuba aprovou três requerimentos, um de voto de repúdio e dois de informações oficiais. Os documentos seguem para a Prefeitura.

Proposto pelo vereador Professor Cláudio (PMN), o colegiado aprovou o requerimento de voto de repúdio à empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que está ganhando horários para pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas não disponibilizará voos diários com partida de Araçatuba diretamente para o aeroporto da capital paulista.

O documento cita que os passageiros com necessidade de viajar para São Paulo sofrem com os altos valores das tarifas cobradas pela empresa e ainda precisam utilizar os ônibus disponibilizados pela Azul para contemplar a viagem até a capital do estado.

Para o autor da solicitação, a Azul está monopolizando o transporte aéreo local e providências precisam ser tomadas. “Eu estou abismado com a atuação dessa única empresa de transporte aéreo no município e lembro como era bom quando a gente tinha concorrência. A passagem está caríssima, eu mesmo cheguei a pagar R$ 690 porque comprei com dois dias de antecedência. No passado, a gente pagava R$ 99. A Azul está monopolizando o transporte aéreo e Araçatuba merece ser respeitada. Essa Casa está descontente com esse tratamento que os araçatubenses e passageiros de toda a região estão recebendo”, criticou Professor Cláudio.

O assunto também foi discutido pelo vereador Dr. Nava (PROS), que criticou a cobrança abusiva no transporte de bagagens. “Tem mais um agravante: eles tiraram os voos de Cumbica a Guarulhos e quem quiser embarcar em Campinas tem que tomar um ônibus para a rodoviária de Campinas e pegar outro ônibus. Se você ultrapassar cem gramas da pesagem, eles cobram uma fortuna por excesso de bagagem, enquanto outras empresas relevam”, destacou.

O presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime (PTB), sugeriu que a manifestação de repúdio alcance toda a região. “Sugiro que mandemos cópias do requerimento de repúdio para todos os prefeitos da região, cobrando deles uma ação contundente e também para todos os deputados com interesse na região, governador, presidente e ministros de Estado. Nós precisamos reagir e verificar se existe alguma medida judicial que podemos tomar em parceria com a Prefeitura. Nós não podemos ser tratados dessa maneira, como se fôssemos uma banana a ser vendida na feira”, reclamou.

Ao discutir o tema, a vereadora Edna Flor (PPS) disse que gostaria de ver a mesma indignação do Legislativo com o serviço prestado pela TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) e a falta de pontos de ônibus. “Como estamos falando de transportes, gostaria que a gente tivesse essa mesma indignação com a TUA. Não dá para deixar a população nesta situação, exposta ao sol e sem pontos de ônibus cobertos”, lamentou.

A vereadora Tieza (PSDB) também discursou e reclamou das más condições da rodoviária de Araçatuba. “Eu acrescento a rodoviária como outra indignação, que continua uma vergonha, desde a questão da pavimentação. Não sei como as empresas de ônibus não reclamam disso e não fazem nada. Eu fico morrendo de vergonha da nossa rodoviária. A gente deseja descer correndo do ônibus e ir direto correndo para a casa por causa da situação precária das plataformas”, criticou.

Ainda na discussão do voto de repúdio, o vereador Cabo Claudino (PTdoB) afirmou que está acompanhando a situação do terminal rodoviário municipal. “A situação da rodoviária está feia mesmo, mas existe uma intenção da prefeitura de executar melhorias. Estive conversando várias vezes e estamos acompanhando”, disse.

Requerimentos de informações

De autoria do vereador Arlindo Araújo (PPS), o plenário aceitou o pedido de informações que questiona as condições do Porto Fluvial de Araçatuba. O documento cita a estiagem dos últimos meses, que reduziu em até seis metros o nível do rio Tietê, e revela a preocupação com as condições do porto, cujas laterais desprotegidas aumentam o risco de acidentes.

No pedido, que será encaminhado à Prefeitura, Arlindo quer saber quem é o responsável pelo Porto Fluvial e que medidas podem ser adotadas para garantir a segurança no local.

Outro requerimento de informações oficiais aprovado é de autoria da vereadora Tieza (PSDB) e cobra explicações sobre a divergência de informações acerca da construção da Ponte da Divisa, sobre o córrego Jacutinga, localizada no limite entre os municípios de Araçatuba e Guararapes. “É imperativo que essa ponte seja construída naquela região. Estou pedindo os documentos sobre a cabeceira da ponte realizada”, disse Tieza.

A solicitação pede cópias do convênio celebrado entre a prefeitura e o governo estadual para a construção do dispositivo, do contrato firmado com a empresa que construiu as cabeceiras da ponte e de ofícios do Executivo que solicitaram o aditamento do convênio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso