Câmara aprova moção de apoio à informatização de receitas médicas
De autoria da presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), o plenário aprovou moção de apoio à aprovação de projeto de lei, de autoria do deputado estadual Bruno Covas, que dispõe sobre a obrigatoriedade de receitas e solicitações de exames prescritos por médicos, dentistas e veterinários serem datilografados ou digitados no computador e impressos.
Cópias da presente moção serão encaminhadas à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e aos líderes de bancada dos partidos políticos representados na Assembleia, para conhecimento e providências que julgarem necessárias.
Em suas ponderações, Edna Flor argumenta que as receitas e solicitações de exames médicos e laboratoriais ilegíveis são responsáveis por 61% dos erros de medicação em hospitais e uma simples mudança, como colocar um decimal no lugar errado, pode causar sérias consequências aos pacientes em razão da dosagem do medicamento incorreta.
Segundo a vereadora, muitas vezes, os medicamentos com nomes similares, mal interpretados, também são fontes comuns de trocas. "Tais erros poderão causar sérios riscos à saúde do paciente e também consequências aos profissionais da área da saúde", completou.