Câmara aprova Comissão para estudar construção de pronto-socorro
A Câmara Municipal de Araçatuba aprovou, durante a 16ª sessão ordinária, a formação de uma comissão especial de dois vereadores, encarregada de realizar estudos com o objetivo de viabilizar a construção de um pronto-socorro municipal no Jardim TV. O projeto de resolução é de autoria do vereador Edval dos Santos (PP).
Um dos bairros mais antigos de Araçatuba, o Jardim da TV apresenta, em sua extensão e áreas adjacentes, alta densidade populacional. Diante do crescimento da população, a ideia de se criar um pronto-socorro é aperfeiçoar o atendimento na área da saúde nesta região da cidade.
Outra motivação para se analisar a construção do empreendimento se deve ao fato de que o PAS (Plano de Atendimento à Saúde) que atende a área não está mais suportando a demanda, diante da ampliação do número de diagnósticos e de encaminhamentos.
A importância do pronto-socorro também é justificada pelo fato de o PAS só atender em horário comercial e a comunidade precisar de atendimento de urgência ao longo de todo o dia. De acordo com o vereador Cido Saraiva (PMDB), a saúde requer atenção especial e urgente. "Queremos atender a população. Com a saúde não se brinca e as pessoas devem ser atendidas", explicou.
O vereador Edval dos Santos (PP) disse estar impressionado com as grandes filas de pacientes nas unidades básicas de saúde de Araçatuba. "Está na hora de resolver essa situação", relatou.
Os vereadores Joaquim da Santa Casa (PDT), Joel Platibanda (PMN) e Edna Flor (PPS) apoiaram a iniciativa de criação do pronto-socorro.
O projeto que cria a comissão de vereadores foi aprovado após ser adiado por uma sessão na 15ª sessão ordinária, de 11 de maio de 2009. Após a nomeação de seus integrantes, a comissão terá o prazo de sessenta dias para concluir seus trabalhos e apresentar relatório ao Plenário.