Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
04/10/2016
Câmara apoia campanha de prevenção ao câncer de mama

Mais uma vez, a Câmara Municipal de Araçatuba adere à campanha internacional Outubro Rosa, dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O apoio do Legislativo foi anunciado durante a 32ª sessão ordinária do ano, realizada na noite de segunda-feira (03/10).

Durante todo este mês, a fachada da Câmara permanecerá iluminada com a cor rosa. Também será confeccionado material de divulgação e aberto espaço nas sessões para abordagens sobre o assunto. Outro indicativo de participação no movimento são os laços rosa que os vereadores e servidores da Casa estão usando como broches presos às roupas.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente 50 mil pessoas são diagnosticadas com a doença no Brasil, a maioria delas mulheres (apenas 1% dos casos acometem homens).

Não existe uma causa única para o câncer de mama, mas já se sabe que a idade é um dos principais fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que as mulheres entre 50 e 69 anos sem sinal da doença realizem o exame de mamografia uma vez a cada dois anos.

O autoexame das mamas também é importante, independentemente da idade. Conhecendo o próprio corpo, a mulher pode notar rapidamente alguma alteração nas mamas e procurar de imediato um serviço para avaliação diagnóstica.

Caroço fixo, endurecido e indolor; pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; pequenos nódulos na região das axilas ou pescoço e a saída espontânea de líquido dos mamilos são os principais sinais e sintomas da doença. Quando diagnosticada e tratada rapidamente, as chances de cura chegam a 95%.

O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior