Aumento da tarifa do transporte coletivo é tema de requerimento [Veja Vídeo]
Desde o dia 1º de março deste ano, quem utiliza o transporte coletivo urbano em Araçatuba está pagando mais pelas passagens. Presidente da comissão especial que acompanha a qualidade dos serviços prestados pela TUA (Transporte Urbano Araçatuba), a vereadora Edna Flor (PPS) decidiu questionar a Prefeitura sobre o aumento das tarifas. O requerimento de informações oficiais foi aprovado durante os trabalhos da 12ª sessão ordinária do ano, na última segunda-feira (22/04).
Com o reajuste, o passe integral aumentou 12%, passando de R$ 2,50 para R$ 2,80. Para a vereadora Edna Flor, o preço não condiz com a qualidade do serviço oferecido, o que contraria dispositivo da LOM (Lei Orgânica do Município). "Em meio a tantas reclamações, em meio à desobediência explícita à Lei Orgânica do Município, o Executivo Municipal edita uma nova tarifa sem sequer consultar a população de alguma forma", lamentou.
No requerimento que protocolou ainda em fevereiro, a parlamentar pede cópia da planilha de custos que justificou o aumento da tarifa, questiona quem são os integrantes da Comissão de Tarifas da Prefeitura exigida no contrato de concessão do transporte público coletivo do município, solicita cópia do parecer emitido por esse grupo e pergunta sobre a criação do Conselho de Usuários de Transporte de Passageiros, outra exigência da LOM.
"A população de Araçatuba está pagando caro e muito caro por um serviço ineficiente", constatou a vereadora. Para comprovar a sua fala, a parlamentar exibiu matéria da TV Câmara, na qual usuários do transporte coletivo reclamam do atendimento oferecido pela TUA. Entre as queixas, estão a falta de manutenção dos veículos e o atraso em horários.
Conforme o Regimento Interno da Câmara, a administração municipal tem 15 dias para responder o requerimento. O prazo pode ser prorrogado por igual período.