Audiência pública sobre entulhos acontece hoje
Autoridades públicas debatem hoje com a população soluções para os problemas decorrentes do depósito irregular de resíduos de construção e demolição. A audiência pública sobre a coleta e deposição de resíduos sólidos, especificamente entulhos, acontece das 8h30 às 12h, no plenário da Câmara Municipal. O evento, aberto à comunidade, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Araçatuba, em parceria com a Câmara e a Prefeitura.
A audiência pública será presidida pelo promotor do Meio Ambiente, Albino Ferragini. No encontro, devem ser definidos novos pontos permanentes para despejo de entulhos, discutidas alternativas para a reciclagem do entulho gerado em Araçatuba e analisados os termos do contrato emergencial de 180 dias firmado pela Prefeitura com a Vega Engenharia Ambiental para a limpeza pública da cidade.
Foram convidados para o debate órgãos ambientais, como a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico), o DPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Participam também representantes dos carroceiros, que reivindicam mais espaços para o despejo de entulhos. Hoje, a cidade conta com apenas três pontos ainda não saturados: nos bairros Alvorada, Umuarama e Hilda Mandarino.
A audiência terá início com as falas do promotor Albino Ferragini, do prefeito Cido Sério e da presidente da Câmara, Edna Flor, que darão orientações gerais aos presentes. Em seguida, o engenheiro agrônomo Washington Rioji Yassuda apresentará o trabalho "Gestão integrada de resíduos de construção civil".
Representantes das secretarias municipais da Ação Social, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Segurança, Obras e Serviços Públicos terão 30 minutos para expor suas considerações sobre o problema. Logo após, usarão a tribuna representantes dos carroceiros e o vereador Dr. Nava (PSC), integrante da comissão que realiza estudos relacionados ao depósito de entulhos em áreas públicas do município ao lado dos vereadores Joel Platibanda (PMN) e Olair Bosco (PP).
Encerrada a exposição dos problemas, órgãos e instituições técnicas presentes terão a oportunidade de oferecer a sua contribuição antes do momento destinado a perguntas e respostas. A audiência termina com a apresentação de propostas, que serão avaliadas pelos órgãos competentes. A intenção é que do encontro resultem conclusões efetivas sobre a coleta e deposição de entulhos em Araçatuba.