Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
26/11/2010 17:12:25
Assentados de Promissão querem fornecer produtos para merenda escolar de Araçatuba(Veja Vídeo)

A presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), recebeu na última quinta-feira, dia 25/11, a visita de um grupo da Associação de Comunicação, Cultura e Produção dos Assentados do município de Promissão. Eles vieram pedir apoio do Legislativo para comercialização, por meio da Prefeitura, de seus produtos agrícolas na merenda escolar, restaurante popular e entidades assistenciais cadastradas em Araçatuba. 

A medida é possível graças à lei nº 11.947/09, que determina que 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a merenda escolar devem ser usados na aquisição de produtos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação. Municípios do interior paulista, como Penápolis e São José do Rio Preto, já estariam participando do Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), comprando produtos da horticultura de Promissão.

O assentamento de Promissão conta atualmente com 635 famílias, que ocupam as terras há 24 anos. Segundo a presidente da Associação, Maria de Lourdes Pereira, a produção de gêneros alimentícios é feita em uma área de 12,6 mil hectares, sendo bastante diversificada. Entre os alimentos produzidos estão grãos, frutas, legumes, verduras e leite.

"Por se tratar de um assentamento de grande porte estamos divididos em 16 organizações e produzimos uma diversidade grande de alimentos para horticultura. Hoje, nossa maior dificuldade ainda é a comercialização", explica.

Edna lembrou que a Prefeitura acaba de homologar licitação com a empresa ERJ - Administração e Restaurantes de Empresas Ltda, para fornecer a merenda escolar do município. "A idéia é que essa empresa faça a compra dos alimentos produzidos pelos assentados", explica a presidente.

Para o padre Severino Leite Diniz, que faz parte da Pastoral da Terra e também acompanhou a visita do grupo, não só as crianças do município, mas os próprios assentados saem ganhando com a qualidade dos alimentos, que são produzidos sem agrotóxicos: "Os agricultores recebem uma força extra para escoar a produção e, assim, aumentar a geração de renda", disse.

Edna Flor finalizou o encontro elogiando a iniciativa. Para ela, a maior beneficiada é a própria população, em especial as crianças, graças à melhora da qualidade da merenda - além da economia para os cofres públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Paula Todesco/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: