" />
"/>
Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
23/05/2012 09:12:03
Araçatuba de luto: ex-prefeito Maluly morre vítima de câncer

O ex-prefeito de Araçatuba, Jorge Maluly Neto (DEM), faleceu ontem, às 16h30, vítima de câncer no pâncreas. Maluly, aos 81 anos, faleceu em sua residência, em Araçatuba, na companhia da esposa, Therezinha de Faria Maluly, dos filhos Jorginho, Tânia e Mônica, de netos e das irmãs Alice e Neli.

O prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT), ficou sabendo do falecimento de Maluly durante um evento realizado na Câmara Municipal. Usando a palavra, informou às autoridades presentes sobre a morte do ex-prefeito. Depois, no Paço Municipal, decretou luto oficial por três dias. "O decreto oficializa o sentimento de pesar de toda a comunidade que, ao longo de mais de quatro décadas, conviveu e aprendeu a admirar Doutor Jorge Maluly", disse Cido Sério em entrevista à TV Câmara.

O atual prefeito lamentou o falecimento do ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Mirandópolis. "Maluly teve 12 mandatos eletivos consecutivos. Foi, também, secretário estadual das Relações do Trabalho. Foi um político atuante. Apesar de nossas diferenças partidárias, não podemos negar que Maluly foi um agente político de muita expressão", falou o chefe do Executivo.

O presidente da Câmara, vereador Cido Saraiva (PMDB), lamentou o falecimento. "Maluly foi um homem íntegro. Fez o que pôde para Araçatuba. Que Deus o receba com muito carinho. Quero deixar meus sentimentos aos familiares. Que tenham força nesse momento", falou o parlamentar.

O corpo do ex-prefeito de Araçatuba está sendo velado desde a noite de ontem (terça-feira, 22 de maio) no cemitério vertical Memorial Laluce, onde também será sepultado (às 16h de hoje, dia 23 de maio).

Câncer

Maluly lutava contra o câncer desde 2010. Em maio daquele ano foi submetido a uma cirurgia no hospital Sírio-Libanês. A cirurgia durou mais de 13 horas. Os médicos retiraram de seu sistema digestivo três quartos do pâncreas, vesícula, vias biliares, duodeno, parte do intestino e metade do estômago. Ele chegou a ficar 23 dias internado na UTI. Após receber alta, retornou para sua residência em Araçatuba, onde recebia atendimento médico constante.

A doença já o perseguia desde jovem, quando tratou de um câncer no braço esquerdo aos 21 anos de idade. Depois, em 1982, tratou de um câncer na próstata.

Histórico político

Jorge Maluly Neto administrou Araçatuba de janeiro de 2001 até setembro de 2008. Foi eleito em 2000 e reeleito em 2004. Não concluiu seu segundo mandato à frente da Prefeitura pois o Supremo Tribunal Federal determinou imediato afastamento do cargo após transitar em julgado o "caso Banco Interior".

Nascido em Fartura (região de Avaré) em 28 de janeiro de 1931, Maluly Neto iniciou sua carreira em 1964, quando assumiu a Prefeitura de Mirandópolis.

Depois, em 1966, foi eleito deputado estadual. Nesse período, chegou a ser secretário estadual de Relações do Trabalho. Em 1979 iniciou sua carreira como deputado federal. Ele ficou na Câmara dos Deputados por 21 anos. Em 2000 deixou o cargo em Brasília após ser eleito prefeito de Araçatuba.

Ontem, durante sessão na Câmara dos Deputados, a morte de Maluly foi anunciada na Casa por seu colega de partido, deputado federal Jorge Tadeu Mudalen (DEM).

Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: