Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
20/05/2009 10:20:34
Araçatuba começa a realizar 1º Circuito da Queima do Alho (Veja Vídeo)


Começou no último domingo (17/05) em Araçatuba, o primeiro Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista. Ao todo, 12 comitivas da região estão inscritas para participar da disputa, que terá quatro etapas e deve terminar no início de agosto. A comitiva vencedora vai se apresentar em agosto na Queima do Alho de Barretos, festa tradicional do município que acontece há mais de 50 anos e reúne 20 companhias do Estado de São Paulo.


O vereador Edval Antônio dos Santos (PP) é um dos incentivadores do circuito de Araçatuba e destacou a importância da realização desse tipo de evento para a cidade e região. "Estamos valorizando as tradições rurais e as manifestações culturais do homem do campo", disse.


Toda a renda arrecadada no circuito, com a venda de ingressos para os almoços, será utilizada na construção de um espaço dentro do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado. No local terá uma capela, uma venda e uma réplica de um sítio para mostrar como viviam os sertanejos. A intenção dos organizadores é inaugurar o novo espaço na Exposição Agropecuária deste ano.


 Nas competições são avaliadas a melhor refeição, limpeza, organização das barracas e uniformes das comitivas. A refeição à moda dos tropeiros, uma culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro que viajavam pelo mundo afora levando gado, é preparada em fogão improvisado, bem próximo ao chão. O corpo de jurados é composto por três integrantes e o resultado de cada etapa é divulgado duas horas após o almoço ser servido.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Paula Todesco/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: