Alunos reivindicam melhorias para a praça São João
Um grupo de 14 alunos do 7º ano do Colégio Dinâmico Caminhando está cobrando a revitalização da praça São João. Na manhã da última sexta-feira (15/05), os estudantes entregaram o pedido de melhorias às vereadoras Edna Flor (PPS) e Tieza (PSDB). Eles foram recepcionados pelas parlamentares no plenário do Poder Legislativo. A assessora parlamentar Ana Paula Saab representou o vereador Arlindo Araújo (PPS) no encontro.
O material entregue pelos alunos reúne um abaixo-assinado, fotos da praça e redações escritas por eles com as reivindicações. Tudo foi elaborado depois de uma aula de Filosofia ao ar livre, realizada na praça São João, no último dia 04 de maio. Na ocasião, os estudantes se revoltaram com o abandono do local.
“Vimos que a calçada está toda esburacada, acumulando água da chuva e se tornando um foco de dengue. Os banheiros estão com mau odor. Os bebedouros estão quebrados. Os moradores de rua assustam quem passa por ali. Tudo isso deixou a gente indignado”, contou a aluna Laryany de Lima Tormes, de 12 anos. “Por isso, estamos pedindo a reforma dos pontos principais da praça, que são os banheiros, o bebedouro e a fonte”, completou a estudante Anay Navarro Bezerra de Lima, também de 12 anos.
A diretora da escola, Berenice Rodrigues Martins Torrecilha, e o professor de Filosofia, Sidnei Moura, acompanharam os alunos na visita à Câmara. Eles contaram que os próprios adolescentes tiveram a iniciativa de reivindicar a revitalização da praça. “Eles perguntaram ao professor como podiam mudar isso. O professor me procurou e decidimos entrar em contato com um vereador, para que levasse o nosso projeto para frente. A praça é um bem público do qual todos nós necessitamos para viver melhor”, ponderou a diretora.
As vereadoras Edna Flor e Tieza aprovaram a iniciativa da escola. “Nós precisamos que os alunos, desde cedo, já comecem a ter essa noção: o que cobrar e de quem cobrar. Foi uma atitude muito corajosa e inédita. Estou muito feliz e com a responsabilidade aumentada, porque, quando nós nos relacionamos com os desejos das crianças, a gente tem que ter uma atenção redobrada”, disse Tieza.
As parlamentares explicaram aos alunos que o Governo Federal já liberou recursos para a reforma da praça, mas, como o serviço não foi executado no prazo estipulado, o dinheiro foi perdido. Outra informação passada aos estudantes foi a rejeição do projeto de resolução, que constituía uma comissão especial de vereadores para lutar pelas praças do Município.
Ao final da reunião, as vereadoras se comprometeram a encaminhar um ofício ao prefeito Cido Sério (PT) com o pedido dos alunos. “A vereadora Tieza, eu e o vereador Arlindo Araújo faremos um ofício encaminhando ao Poder Executivo toda a documentação, solicitando que seja feita a reforma e, mais do que isso, que seja dada uma atenção para a praça São João”, informou Edna.