Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
05/10/2005
Painel eletrônico permite mais agilidade para as sessões

Operando em caráter experimental há duas semanas, o sistema eletrônico de votação implantado na Câmara Municipal vem garantindo mais agilidade e eficiência aos trabalhos desenvolvidos no plenário durante as sessões e audiências.

O equipamento pode ser operado de forma automática ou manual. Criado pelo Gerente de Desenvolvimento Marcelo Javarez, o projeto visa atender às necessidades das câmaras municipais levando-se em conta todos os processos envolvidos no trabalho. O equipamento implantado em Araçatuba tem um diferencial. Ele utiliza a biometria da impressão digital o que proporciona mais agilidade, transparência e segurança.

Cada vereador tem um terminal próprio de votação em sua mesa que é acionado automaticamente pela imposição de seu dedo. Somente a digital desse determinado vereador aciona o dispositivo, evitando qualquer tipo de fraude na hora da votação. Além disso, todos os vereadores podem votar ao mesmo tempo. O resultado é instantâneo e é divulgado automaticamente no painel a frente do nome de cada parlamentar. Assim, o público conhece na hora a escolha de cada um.

No plenário há dois terminais de computadores que comandam o painel eletrônico . Um é operado pelo presidente da Câmara que tem acesso a todos as operações , inclusive a que controla os microfones dos vereadores, o outro por funcionários que dão apoio à sessão.

Segundo a atendente do legislativa, Vera Lucia Torrezan de Oliveira, o equipamento tornou o trabalho da mesa muito mais ágil e trouxe mais segurança para os funcionários, principalmente o início e o fim das sessões. Ela ainda destaca a facilidade de cronometrar o tempo de cada vereador quando utiliza a tribuna ou pede apartes. Outro ponto positivo é apontado pela assistente legislativa, Rosana Aparecida Garcia Pascoal. Ela explica que o sistema emite no final dos trabalhos um relatório sobre tudo o que aconteceu durante a sessão. "Esse relatório será anexado às atas das sessões e se constitui em mais documento para registrar com transparência o trabalho dos vereadores", disse.

 

Fonte: Assessora de Comunicação - Fátima Mantello
Compartilhe:
<< Página Anterior