Medalha 9 de Julho é entregue para Nair Luzia Corte, pioneira do escotismo feminino
Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (23/10), a Câmara de Araçatuba entregou a Medalha 9 de Julho para a senhora Nair Luzia Corte, secretária administrativa do Grupo Escoteiro Dom Bosco de Araçatuba.
A concessão da honraria é uma iniciativa do vereador Luís Boatto (Solidariedade) e visa reconhecer os relevantes serviços prestados ao município pela homenageada, que há mais de 50 anos tem incentivado crianças e jovens a seguirem os princípios e valores do escotismo.
A cerimônia faz parte das comemorações dos 55 anos do Grupo Escoteiro Dom Bosco de Araçatuba, fundado em 25 de outubro de 1970. Conduziu a sessão a presidente da Casa de Leis, vereadora Edna Flor (Podemos). Também estiveram presentes os vereadores Luís Boatto, Carlinhos do Terceiro (Republicanos) e Gilberto Batata Mantovani (PSD).
“Uma mulher com um coração tão grande e com todo o trabalho feito merece a maior honraria desta cidade. Fiquei impressionado com a coragem da homenageada para implantar o escotismo feminino no município”, afirmou o autor da homenagem, vereador Luís Boatto.
No final da cerimônia, a homenageada agradeceu aos presentes pelo reconhecimento. “Gratidão a todos vocês presentes por esta homenagem”, disse.
HISTÓRIA
Nascida em Guararapes em 25 de fevereiro de 1952, Nair Luzia Corte entrou para o escotismo no início da década de 1970 como chefe Bandeirantes, quando ainda não havia escotismo feminino no Brasil.
No Grupo Escoteiro Dom Bosco, Nair passou a ser chefe no grupo em 1972. Dez anos depois, o grupo recebe oficialmente autorização para o funcionamento de todas as sessões, masculinas e femininas, de lobinhas a pioneiras. Com a autorização, o Grupo Escoteiro Dom Bosco se tornou o maior grupo escoteiro da América Latina que trabalha com coeducação.
Atualmente, Nair Luzia Corte segue como chefe no Grupo Escoteiro Dom Bosco, onde organiza a secretaria, faz as inscrições e os recebimentos, aconselha chefes e pais, organiza a agenda do grupo, além de formar chefes, entre outras funções que acumulou ao longo do tempo.
A homenageada também trabalhou nas funções de serviços gerais e secretária na Paróquia São João (1967-1987) e foi secretária no Instituto Educacional Polícia Mirim (1987-2000).




