Conscientização sobre importância da acessibilidade de pessoas surdas é tema de live
A visibilidade de pessoas surdas ao longo da história da humanidade e a importância do intérprete/tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para garantir a acessibilidade por meio da comunicação deram a tônica das palestras conduzidas pela intérprete de Libras Cidinha Vilas Boas e pela professora de Libras Arlete Rocha, respectivamente.
As apresentações fizeram parte da programação da live “Enxergamos a comunidade surda?”, promovida nesta quinta-feira (30) pela Escola do Legislativo “Dra. Zezé Bedran”, da Câmara Municipal de Araçatuba. O evento faz parte da Campanha “Setembro Azul” e marca a celebração do Dia Internacional do Surdo e do Dia do Intérprete e Tradutor de Libras, comemorados nesta data.
O vereador Wesley da Dialogue (Podemos) representou o presidente da Câmara, vereador Dr. Alceu (PSDB), na sala virtual da Escola do Legislativo, que abrigou de forma remota 50 pessoas durante aproximadamente duas horas de transmissão ao vivo.
Após a apresentação das duas palestrantes, o vereador Wesley iniciou o ciclo de perguntas sobre o tema da live. O parlamentar quis saber se existe uma língua universal de sinais para unificar a comunicação entre pessoas surdas ao redor do mundo.
Na sequência, pessoas que acompanharam a live pela televisão e internet usaram o serviço de whatsApp do Legislativo para elaborar perguntas às palestrantes sobre estimular compulsoriamente o surdo a oralizar para se comunicar com os ouvintes, a possibilidade de incluir o ensino de Libras na matriz curricular do ensino fundamental e o implante coclear em pacientes para auxiliar a audição.
Cidinha Vilas Boas e Arlete Rocha agradeceram a agenda promovida pela Escola do Legislativo e fizeram um balanço positivo sobre a importância de promover, de fato, uma reflexão sobre a inserção das pessoas surdas na sociedade em geral, por meio de igualdade de oportunidades, alicerçada pela equidade e alteridade de condições.