07/12/2023
Conheça os ganhadores da 2ª edição do prêmio Carolina Maria de Jesus

Os projetos Machadolengo, Quilombo Centro Cultural e Conhecendo as Estrelas Negras são os vencedores da segunda edição do prêmio Carolina Maria de Jesus. A solenidade de premiação foi realizada pela Câmara Municipal de Araçatuba na noite desta quinta-feira (07/12). Os ganhadores foram escolhidos pelo público em votação eletrônica. Neste ano, doze ações de valorização da cultura negra e de combate ao racismo concorreram ao prêmio.

Os três primeiros vencedores receberam troféus confeccionados pela artista plástica Margareth Martins. Aos demais participantes foram entregues certificados de menção honrosa. A cerimônia foi presidida pelo autor da premiação, vereador Wesley da Dialogue (Podemos). Ao lado dele, formaram a mesa de honra a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (Cidadania); a vereadora Regininha (Avante), que integrou a comissão técnica organizadora da premiação; a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques; a radialista Lílian Flores e a jornalista e gestora cultural Rafaela Cândido. O vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) também marcou presença.

A abertura do evento contou com um slam (declamação de poesias em espaços públicos) pelo movimento cultural Batalha da Caveira e com uma roda de samba realizada pelo Grupo Negrici. Durante a cerimônia, um vídeo produzido pela TV Câmara apresentou as ações e projetos que concorreram ao prêmio neste ano. “Esse prêmio é um dos mais importantes projetos que trouxemos para esta Casa de Leis. Mais de 1.900 votos decidiram os ganhadores. É fundamental que o poder público incentive, apoie e prestigie ações como essas”, discursou Wesley.

VENCEDORES –

Machadolengo recebeu 303 votos e foi o ganhador em primeiro lugar da segunda edição do prêmio Carolina Maria de Jesus. O projeto é uma peça de teatro com mamulengos confeccionados por estudantes da Emeb José Machado Neto com materiais reciclados. “O nosso objetivo era engajar nossos alunos após a pandemia. E nós conseguimos. Meus alunos são potência”, comemorou a responsável pelo projeto, professora Marza de Souza.

Em segundo lugar, com 301 votos, foi premiado o Quilombo Centro Cultural, espaço de cultura preta localizado no bairro Águas Claras, periferia da cidade. “Nosso espaço é uma grande sala de ensaios, um reduto de artistas e religiosos, onde comungamos da filosofia quilombola ‘sou porque somos. Você vive teatro, dança, canto, cultura popular, no momento em que adentra aquele espaço”, apresentou Mycke Tribes, responsável pelo local.

Conhecendo as Estrelas Negras, projeto realizado pelo jornalista e professor Arnon Gomes com alunos dos ensinos fundamental e médio, incentivados a ler biografias de negros e negras que fizeram história, recebeu 291 votos e ganhou na terceira colocação. “São com ações como essa que conseguiremos combater qualquer forma de preconceito. A consciência negra não significa a supervalorização da classe negra, mas a luta por uma sociedade igualitária”, disse Arnon Gomes.

PRÊMIO –

O prêmio Carolina Maria de Jesus foi criado em 2022 pela Resolução nº 2.042, de autoria do vereador Wesley da Dialogue, com o objetivo de reconhecer pessoas e entidades que atuam na promoção dos direitos da população negra e no combate ao racismo. A premiação leva o nome de uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira.

Favelada e catadora de papel, Carolina Maria de Jesus narrou em seus escritos a vida dura que teve desde a infância. Ficou famosa com o seu primeiro livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, publicado em 1960. Ao longo de sua vida, escreveu romances, contos, crônicas, poemas, peças de teatro, canções e textos de gênero híbrido.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso