24/04/2024
Câmara questiona causa do mau cheiro que atinge a cidade

A Prefeitura de Araçatuba está sendo questionada sobre o mau cheiro que tem atingido várias regiões da cidade, especialmente a zona leste. Um requerimento de informações oficiais sobre a situação foi aprovado na 12ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (22/04).

O pedido é de autoria do vereador Nelsinho Bombeiro (PSD), presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara. O parlamentar afirma que tem sido procurado por moradores reclamando do odor fétido que tem se concentrado inclusive no centro da cidade.

Por isso, Nelsinho Bombeiro quer saber se o Poder Executivo está averiguando a causa do mau cheiro e quais as medidas que estão sendo tomadas para solucionar o problema.

“Isso vem acontecendo há muito tempo. Já apresentamos outros requerimentos e a alegação foi de que o problema estava no filtro do secador da Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no fundo do bairro Água Branca. Está faltando empenho para resolver a situação”, disse Nelsinho.

SAÚDE –

Outros três requerimentos de informações oficiais também foram aprovados nesta semana. Um deles, de autoria do vereador Wesley da Dialogue (Podemos), questiona a quantidade de funcionários que trabalham no período noturno na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Augusto Simpliciano Barbosa, no bairro Jardim Planalto.

De acordo com o parlamentar, apenas duas auxiliares de enfermagem e uma enfermeira estão trabalhando à noite no local. “Não é um número adequado, sobretudo neste período de atendimento, quando muitas UBSs estão fechadas”, considerou.

A vereadora Cristina Munhoz (União Brasil) apresenta requerimento sobre 15 árvores do cemitério Recanto de Paz, que secaram e apresentam sinais de envenenamento. Cristina quer saber quais as causas do problema e pede cópia de eventuais laudos de análises realizadas.

Completa a lista de requerimentos aprovados uma solicitação do vereador Maurício Bem Estar (União Brasil) sobre os alunos com deficiência auditiva matriculados na rede municipal de ensino. O parlamentar pergunta a quantidade, se há profissionais especializados para atendê-los e quais os órgãos municipais com atendimento em Libras.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, a Prefeitura de Araçatuba tem 15 dias para responder a todos os questionamentos. Se for necessário, o prazo pode ser prorrogado, mediante autorização do plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso