1º Circuito da Queima do Alho chega ao final (Veja Vídeo)
A comitiva Cachoeira, de Mirandópolis, foi a vencedora do 1º Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista. A final do torneio, que começou no dia 17 de maio, aconteceu no último domingo (02/08), no Ponto do Peão, espaço em construção localizado no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado. As comitivas finalistas Fogão de Lenha, de Araçatuba, e Cabanha Moura, de Guararapes, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O vereador Edval Antônio dos Santos (PP) apoiou a realização do evento.
Como premiação, a comitiva vencedora conquistou uma das 17 vagas do Circuito Oficial da Queima do Alho de Barretos, que acontece no dia 29 de agosto, durante o tradicional rodeio daquele município. Os finalistas também receberam troféus, medalhas, flores e utensílios para suas cozinhas. Ao todo, 14 comitivas da região participaram do circuito, dez delas apenas como convidadas.
"Estamos muito felizes com a realização desse evento, cujo objetivo é preservar a tradição caipira de Araçatuba, para que suas raízes não sejam esquecidas", comemorou uma das organizadoras do circuito, a professora Cláudia Colli.
O 1º Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista foi dividido em quatro etapas. Em cada uma delas, o corpo de jurados atribuiu pontos de zero a dez a quatro quesitos: qualidade do arroz carreteiro e do feijão tropeiro, análise da tralha - enfeites e utensílios de trabalho utilizados pelos boiadeiros - higiene e organização das cozinhas improvisadas no ambiente campestre.
A renda arrecadada com a venda dos convites para o almoço foi revertida para a construção do Ponto do Peão, que já conta com uma capela e um monumento ao tropeiro. O espaço, inaugurado durante a 50ª edição da Exposição Agropecuária de Araçatuba, ainda receberá uma venda antiga e um museu do boiadeiro. "Trata-se de um ponto histórico, espaço inédito em nossa cidade", disse a organizadora Vera Affonso de Almeida.
O público que prestigiou o circuito saiu satisfeito. "Para mim, que passei parte da vida no sítio, está sendo maravilhoso reviver as raízes rurais", contou o padre Orlando Maffei. "Eventos como esse devem continuar sendo realizados em nosso município para que a tradição caipira não se perca. Devem tornar-se um hábito", avaliou o pecuarista Honor Affonso de Almeida Filho. A 2ª edição do Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista está programada para ocorrer entre os meses de maio e agosto do próximo ano.