Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Notícias
25/11/2025
“Funcionários públicos movem essa máquina”, diz servidora na tribuna

A servidora pública municipal Silvia Gabas ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (24), durante a 39ª sessão ordinária do ano, para defender a qualidade dos serviços prestados pela classe em benefício da população.

A defesa da categoria, em tom de desagravo, veio como resposta a uma onda de críticas nas redes sociais sobre a conduta de funcionários públicos quanto ao cumprimento de suas atribuições.

A sessão foi transformada em informal para a servidora ir até a tribuna e discursar para as pessoas que acompanhavam os trabalhos legislativos. Além dos parlamentares e servidores legislativos, um grupo de funcionários públicos que atuam em diversas secretarias municipais acompanharam a apresentação. Alguns deles seguravam cartolinas que traziam mensagens com pedidos de respeito e reconhecimento à categoria e reivindicação de direitos.

Por aproximadamente dez minutos, a servidora reforçou a definição, com respaldo constitucional, do que é ser funcionário público, formas de ingresso nos quadros governamentais – por meio de concursos – e a busca incondicional para garantir à população a qualidade contínua de serviços prestados.

“Ainda assim, há quem faça piadas sobre os funcionários públicos, mesmo que desconheça os trabalhos que eles desenvolvem. A mudança dessa mentalidade se dá por meio da educação e isso começa dentro de casa”, afirmou Silvia Gabas.

Usando o recurso da metáfora, como figura de linguagem que traz uma comparação implícita, Silvia Gabas afirmou que “cabe ao pai, chefe da família, cabeça de um núcleo social, cuidar, ensinar e valorizar os filhos, sob pena de que nada muda se tudo isso não for feito”. “É preciso respeitar e valorizar seus filhos para fazer a diferença”, completou.

Ainda com tom de desabafo, Silvia Gabas rebateu rótulos ofensivos de que os servidores sejam “vagabundos”, “bandidos” e “folgados”. “Somos funcionários públicos que fazemos nosso trabalho com amor e dignidade, nós movemos essa máquina”, finalizou Sílvia, em alusão ao governo.

Logo após a participação da servidora na tribuna, as vereadoras Edna Flor (Podemos) e Sol do Autismo (PL), bem como os vereadores Denilson Pichitelli e Carlinhos do Terceiro (ambos do Republicanos), Ícaro Morales (Cidadania), João Pedro Pugina (PL), Dr. Luciano Perdigão (PRTB), Luís Boatto (Solidariedade), Gilberto Batata Mantovani (PSD) e João Moreira (PP) manifestaram solidariedade à postura dos servidores e reconhecimento à contribuição deles para a promoção do bem-estar da população.

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior